Cerca de 400 profissionais da área da Saúde participaram do seminário, entre agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos generalistas, pediatras, psicólogos

Com o objetivo de evidenciar a importância do aleitamento materno como base para a saúde da mãe e do bebê, nesta terça-feira, 7/8, a Prefeitura de Diadema realizou o seminário Amamentação é a Base da Vida, no Teatro Clara Nunes.  O evento faz parte da programação do IV Agosto Dourado, campanha que tem o intuito de motivar e incentivar a amamentação como a melhor forma de nutrição para o bebê, a segurança alimentar e a redução de desigualdades.

“A campanha do aleitamento materno é de extrema importância e está sendo realizada em todas as UBSs de Diadema. O leite da mãe, além de reforçar o sistema imunológico do bebê, ajuda a diminuir a mortalidade infantil. A Saúde sempre será a prioridade da Administração”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Cerca de 400 profissionais da área da Saúde participaram do seminário, entre agentes comunitários, técnicos de enfermagem,  enfermeiros, médicos generalistas, pediatras, psicólogos e dentistas. “O seminário também tem como finalidade aprimorar as competências  e práticas dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e alimentação complementar”, comentou a nutricionista da Atenção Básica, Claudia dos Reis Lisboa Navaes.

“A gestão vem investindo mais de 40% do orçamento na área da Saúde com o único objetivo de melhorar todos os índices na cidade. No último quadrimestre realizamos mais de 500 mil procedimentos na nossa rede e agora estamos promovendo a Campanha do Agosto Dourado e todas as equipes de saúde estão envolvidas”, comentou o secretário de Saúde, Luis Claudio Sartori.

Um dos painéis teve como tema “A Implantação da Estratégia Alimenta Amamenta Brasil  (EAAB) na prática”, apresentado pela Dra. Lucimeire de Sales Magalhães, cirurgiã dentista especialista em Saúde Pública. Em sua apresentação, foi relatada a experiência da EAAB no município de Embú das Artes, que conseguiu  certificar cinco UBSs e capacitar 554 profissionais da Atenção Básica de todas as categorias. “A EAAB é um instrumento para fortalecer e promover a amamentação e alimentação complementar saudável no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Lucimeire de Sales Magalhães.

Para a Agente Comunitária de Saúde, Rosiclei Matheus de Araújo, o evento traz discussões importantes sobre aleitamento. “A amamentação é um ato de amor e carinho com as crianças. Os profissionais precisam estar conscientes disso para passar para a população”.

Também palestraram no seminário a Dra. Lélia Cardamone Gouvêa, médica pediatra especializada em oncologia pediátrica com o tema “Como obter sucesso no apoio e orientação à amamentação e alimentação complementar” e Dra. Patrícia Constante Jaime, nutricionista e mestre e doutora em Saúde Pública apresentando “Aleitamento materno e alimentação complementar: porque promover e o que isso tem a ver com os marcadores de consumo alimentar”.

A UBS Nações fez a apresentação de um pot-pourri com músicas sobre aleitamento materno. A enfermeira Brigitte Dias dos Santos, que fez as paródias, falou sobre a experiência. “As músicas passam a informação de uma maneira leve, além de ser uma forma de trabalhar a convivência da equipe”.

Também estiveram no evento a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, o secretário de Educação, Cacá Vianna, o secretário de Segurança Alimentar, Atevaldo Leitão, a secretária de Comunicação, Carla Dualib, e o coordenador da Atenção Básica, Douglas Schneider.

IV Agosto Dourado

Durante todo o mês de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Municipal de Diadema estão realizando programações especiais para apoiar e promover a campanha. Entre as atividades, estão grupos de orientação a gestantes e mães, decoração especial, mamaço, teatro, painéis entre outros.

Confira a programação completa aqui.

Fonte: PMD

Foto: Thiago Benedetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui